ABCC
(Alexandre Camarao e Bernardo Simões Correia)
Dois Pontos: Belém Tracks 1-4 (2024)
Dois Pontos é um olhar sobre Belém - reflexo de uma multiplicidade de olhares e de ações plásticas sobre esses olhares. Este processo de reflexão e recolha de material visual e sonoro foi desenvolvido pelos ABCC com alunos das turmas do Curso de Desenho e Pintura 2 do ArCo. O espólio recolhido produziu o material que deu origem a quatro pistas sonoras com vídeos e uma publicação em quatro fascículos intitulada "Dois Pontos".
A publicação será distribuída pelas comunidades envolvidas no projecto Chamada [Pública] ao Terreiro, abrindo o seu processo a um número ainda maior de perspectivas e apropriações.
Em cada um dos quatro fascículos da publicação “Dois Pontos” um código QR remete para um vídeo diferente. Agregando os diversos folhetos, e activando as pistas de som em simultâneo, é possível accionar uma performance espontânea, um mergulhar numa paisagem e amostragem sonora da freguesia de Belém, onde não existe distinção entre público e performers.
Fascículos
(Frente e Verso)
Fascículos
(Frente e Verso)
Para activar imagem e som no telemóvel:
Coloque a luminosidade e volume do telemóvel no máximo
Confirme a ligação Wifi ou dados móveis
Leia o código QR com o telemóvel
Coloque o telemóvel na posição horizontal
Coloque o vídeo em modo ecrã inteiro
* Na companhia de outras pessoas, podem todos sincronizar o início dos vídeos. Levantem e mostrem os telemóveis para todos verem os ecrãs
Pista 1

Pista 3

Pista 2

Pista 4

Pista 1

Pista 2

Pista 3

Pista 4

A busca do insólito que existe no quotidiano, numa localidade onde uma iconografia turística é frequentemente predominante, teve como epicentro a área da Escola de Música do Conservatório Nacional, temporariamente hospedada em Belém, e espalhou-se pela freguesia num exercício de escuta e olhar consciente e activo.
Para ouvir apenas o som - Pista 1
A produção de cada uma das 4 pistas sonoras foi feita no ArCo. Nela colaboraram os alunos que responderam ao convite/desafio que lhes foi lançado para trabalharem as questões abordadas pela Chamada [Pública] ao Terreiro.
Para ouvir apenas o som - Pista 2
A apresentação inicial do projecto aos alunos do nível 2 do Curso de Desenho e Pintura do ArCo propôs um questionamento de noções de arte contemporânea, espaço público e comunidades de participantesde a partir do trabalho dos ABCC e dos outros artistas participantes na Chamada [Pública] ao Terreiro.
Para ouvir apenas o som - Pista 3
Recorrendo a ferramentas como a sobreposição, manipulação, recontextualização, alteração e apropriação de materiais visuais ou sonoros previamente existentes, os ABCC reconfiguraram o material, recolhido no território de Belém, de forma a criarem os ‘samples’ que estão na origem das diferentes pistas.
Para ouvir apenas o som - Pista 4
A busca do insólito que existe no quotidiano, numa localidade onde uma iconografia turística é frequentemente predominante, teve como epicentro a área da Escola de Música do Conservatório Nacional de Música, actualmente hospedado em Belém, e espalhou-se pela freguesia num exercício de escuta e olhar consciente e activo.
Para ouvir apenas o som - Pista 1
A produção de cada uma das 4 pistas sonoras foi sempre feita no ArCo e com a colaboração e sugestões dos alunos a quem foi lançado um convite/desafio a partir de uma introdução às questões abordadas pela Chamada [Pública] ao Terreiro.
Para ouvir apenas o som - Pista 2
Foi lançado um convite/desafio aos alunos do nível 2 do Curso de Desenho e Pintura do ArCo a partir de uma introdução ao trabalho dos ABCC e dos outros artistas que também desenvolveram projectos para a Chamada [Pública] ao Terreiro onde se questionou noçoes de arte contemporânea, espaço público, e comunidades de participantes.
Para ouvir apenas o som - Pista 3
Criado pelos ABCC recorrendo a ferramentas como a sobreposição, manipulação, recontextualização, alteração e apropriação de materiais visuais ou sonoros previamente existente, este material partiu de um processo onde elementos da turma nível 2 do Curso de Desenho e Pintura do ArCo, foram instigados pelos ABCC a criar ‘samples’ a partir do território de Belém.
Para ouvir apenas o som - Pista 4